segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Talk-Show.

Outro dia comum na minha vida. Estou sentado em um estúdio de televisão, em uma poltrona branca e confortável. Ao meu lado mais três homens, a minha frente a platéia com cartazes e entre nós uma mulher com um vestido que parece ser um vestido de noite, segurando um microfone enorme. Uma voz sai dos altos falantes do estúdio: “No ar em.. 3...2...” E logo começa a tocar uma música brega, a platéia se inflama, os câmeras começam a trabalhar de um lado para o outro filmando tudo o que podem e a mulher começa a falar.

- Boa noite a todos !! Bem Vindos ao Talk-Show dessa noite que trás 4 super heróis e nós vamos conhecer hoje um dos maiores segredos deles: Por que eles lutam??

A platéia pula de um lado para o outro gritando. Os homens ao meu lado acenam de leve, eu acompanho. Tímido. Esfrego as mãos umas nas outra em um clássico sinal de nervosismo. A mulher vem toda rebolante, passando na frente de um por um, nos cumprimentando. Ela sorri para cada um dos três homens. Fortes, bonitos, alinhados. E para mim é um só um simples sorriso leve e uma virada de costas. Acho que eu não sou tão famoso assim. Solto um leve riso. Ela se vira ao público falando algum non-sense enquanto aparentemente eu sou o único que me preocupo em olhar para os colegas de profissão e dar um tímido boa noite a todos e apertar a mão deles timidamente. Eles respondem prontamente. Logo a mulher se vira e para na frente do primeiro. Um homem forte, bonito, imponente, com um sorriso de dar inveja.

- Boa noite. Por que o senhor luta? Qual o motivo que faz você se arriscar por outras pessoas.

Ele sorri canastrão, pega o microfone e com aquela voz doce e gesticula.

- Sabe, ainda bem que você perguntou por que....

E ele começa a falar e contar uma história triste de como veio de um outro planeta e teve a ajuda de humanos e todas essas coisas mais. Uma bela história, de fato.

- ...E pelo fato de eu ser mais forte que os homens comuns, eu me sinto no dever de proteger o cidadão de bem e ajudar o mundo a ser um lugar melhor.

Assim que ele acabou de falar todas as menininhas da platéia quase desmaiaram. Cartazes foram agitados. E perdemos uns 15 minutos do programa por que o homem se levantou e resolveu assinar umas fotos que algumas pessoas vieram pedir. Paciência. Assim que o homem sentou, a apresentadora caminhou na direção do segundo homem. Um homem um pouco mais velho, com um ar sinistro e misterioso.

- O senhor? O que faz você acreditar nas pessoas a ponto de querer salva-las?!

O homem pegou o microfone e falou com uma voz grossa, firme e cabulosa.

- Tudo começou quando eu era criança....

E ele começou a história de que viu os pai serem assassinados e depois pegou o dinheiro da família e foi procurar um sentido para a vida e acabou aprendendo a lutar e quando resolveu voltar para a cidade tinha tanta grana que resolveu se equipar e combater o crime.

- E então, como eu tenho mais treinamento e mais dinheiro que as pessoas comum, eu me equipo e luto para que nenhuma outra criança tenha que ver os pais morrerem num assalto.

Pronto! Essa foi a frase chave para que as pessoas da platéia mais uma vez parassem tudo aos berros ovacionando o homem que por sua vez não se altera nem se mexe, mantendo o ar sombrio e mal que ostenta. A apresentadora olha para ela por um tempo e não consegue se segurar. Olha para a câmera mais próxima e leva o microfone até a boca.

- Nossa! Impressionante, gente.

E ela logo se dirige ao terceiro. Um jovem um pouco mais magro que os outros ainda sim, mas em forma do que eu. O rapaz tinha um sorriso bobo nos lábios, parecia ser um pouco tímido mas logo que chegou a vez dele ele se soltou.

- E você? Nossa. Você é jovem. Por que você luta? Por que prende os... “ Caras maus”?

E o rapaz desandou em mais uma história triste.

- Sabe, eu fui mordido por um inseto e logo quando estava descobrindo meus poderes eu deixei um bandido fugir por que....

E ele contou sobre o cara que deixou fugir e posteriormente ele matou a figura paterna dele. Eu comecei a ficar preocupado. Eu não era tão nobre assim. Não tinha história triste e provavelmente a platéia não queria nem saber de mim. Mas eu já estava lá.

- E por isso eu me esforço. Por que eu tenho poderes e tenho responsabilidades por tê-los. E não vou falhar!

Mais uma vez a platéia quase colocou o estúdio abaixo e gritavam e a apresentadora fazia aquela cara de pseudo-intelectual e começava a filosofar em cima do que os outros três haviam dito enquanto o jovem se levantava para agradecer e logo sentava. E finalmente chegava minha vez. A apresentadora parou na minha frente, me olhou de cima a baixo e com um sorriso quase que sarcástico falou comigo.

- E você? Não é rico, não tem poderes, não tem uma história triste... Por que você luta?

Essa frase veio com um tom de surpresa misturada com pena e dúvida. Eu sorri, olhei à minha volta e todos me olhavam com a mesma cara dela. Uma cara de “Duvido”. Peguei o microfone timidamente, olhei para os lados, para a platéia, para a câmera e finalmente fixei os olhos na apresentadora atônita.

- Por amor às causas perdidas.

Devolvi o microfone para ela e o silêncio que se fazia no estúdio era digno de um filme de faroeste, pouco antes do duelo final. Quase pude ver a bola de feno passando. Ninguém aplaudiu. Ninguém gritou meu nome. Ninguém me agradeceu. E eu... Sorri.

9 comentários:

Anônimo disse...

reconheci o homem-aranha ai! hahaha
cada vez melhor hein..mandou bem

abraços

Anônimo disse...

Amar é doar-se integralmente.

Quando se ama uma pessoa ou uma causa, há uma disposição infinita para nunca desistir, desmotivar ou simplesmente esquecer.

Lutar por amor é mais forte, nobre e significativo do que quaisquer outros motivos menores, como tristeza, vingança ou meramente um senso de dever.

Nem tudo o que é ouro fulgura. E são neesses momentos em que conseguimos separar o latão brilhante da jóia opaca.

Anônimo disse...

Adorei! Com duas pessoas com o dom da palavra num mesmo blog fica difícil acrescentar algo.

Anônimo disse...

Causas perdidas? Duvido delas.

Anônimo disse...

Very Nice.
Belo desfecho.

Anônimo disse...

Como sempre... ADOREI!!!!
Amo causas perdidas como poucos... será que me identifiquei!!! rs
Obrigado por mais esse! Sempre afiado!!! Parabéns!!!
Muitos beijos!

Anônimo disse...

Uma causa nunca é perdida enquanto alguém se mantiver lutando por ela ;)


Bjos

Anônimo disse...

Atualiza atualiza atualiza

Tyr Quentalë disse...

Bravo! Bravo!
O Silêncio ao final foi espetacular. Nada de histórias tristes, nada de ser ovacionado, mas com certeza dentre todos o melhor herói dentre os demais.
Uma resposta tão simples que foi capaz de fazer as pessoas se calarem, é digno mesmo de aplausos.
Amaria ver a cara do publico nessas horas, sabia?