quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Justiça Poética.

(para os leitores desavisados. Aconselho lerem os textos "Cavalo Manco" e "Cavalo Manco
(parteII)" para melhor compreensão deste.)



Tarde de domingo. O Sol bate na minha janela e eu posso ver os raios entrando. Suspiro. A temperatura agradável, o sol me chamando e o ócio me convidam a sair de casa. É isso que eu faço. Coloco um par de chinelos velhos e vou caminhar pela rua. O dia está lindo. O vento bate suave no meu rosto, as ruas sem carros, silêncio. Eu gosto dele. E então, passo em frente a uma banca de jornal. Passo os olhos pelas coisas que estampam a vitrine principal. Fofocas, novelas, carros, mulheres nuas... Mas algo me chama atenção. Pego um jornal de pouca expressão e aproximo do meu rosto para ler melhor. Me surpreendo, mas nem tanto, com a matéria principal:

- Fraude nas corridas de cavalos. Apostador que vencia sempre foi descoberto fraudando as corridas.

E lá estava a foto homem. Aquele mesmo homem. Um homem, alto, bem apessoado. Cheio de jóias e colares e usando roupas caras que estava no seu camarote cheio de pessoas. O mesmo que ganhou a fatídica corrida na qual apostei errado. Não evito de rir. Passo os olhos pela matéria sem muito interesse. Acho que já não me faz mais diferença. Mas o final, é sempre bom ler o que está sendo feito para punir uma pessoa dessas. E a resposta não é tão surpreendente assim:
“ ...E atualmente o fraudador continua em liberdade, o prêmio não foi retirado dele e ele aguarda o julgamento em liberdade. Os indicadores demonstram que ele não deve ser punido e poderá pagar a pena com serviços sociais”

Olho para o homem da banca, tiro uma nota do bolso e entrego para ele enquanto ergo o jornal para mostrar o que eu estou comprando. Ele sorri, olha para a matéria e arqueia as sobrancelhas como quem diz: “É sempre assim por aqui, não é?” Eu sorri de volta, respiro fundo e concordo com a cabeça.

- Definitivamente a justiça não funciona no Brasil....

Me viro, e saio andando.

- Nem mesmo a Justiça Poética.

7 comentários:

Anônimo disse...

Testando os comentários.

Anônimo disse...

ahhm resolveu postar eh?!!ficou bom o texto, acredite!
bjoss

Anônimo disse...

= ) Adoro ler seus textos. Vc poderia ser colunista de algum jornal. Saudade ! Bjo

Anônimo disse...

Mto bom, mto bom. Sim, sim, passo aqui quase todos os dias.

Anônimo disse...

Quero ler mais, mais, mais, mais... rs
MUITA saudade. Viaja comigo?
Beijos

Anônimo disse...

Querido, eu sei q vc só vai ler isso aqui depois q me deixar no aeroporto, então, só queria dizer para vc atualizar sempre esse blog, pq eu vou ler lá de Durango.
Vou sentir mta saudade!!! Se cuida.
Um beijo grande

Anônimo disse...

Querido, tah td otimo aqui, postei foto no meu fotolog. Saudade de vc. Se cuida.
Beijo grande