sexta-feira, 9 de março de 2007

Nostalgia

É incrível a capacidade que o ser humano tem de entrar na vida dos outros do nada... E sair da mesma maneira que entrou. Não que eu quisesse que todos que entraram ficassem... Mas o fato é que tem pessoas que não deviam sair, que saem. Isso me leva a outra questão. Devemos contar as pessoas que saem ou perguntar por que elas saem? Pensando e remoendo o passado, levando em conta que eu não sou um ás da memória, eu não acho uma razão lógica. Talvez, é bem provável que eu tenha sido um imbecil em algum ponto da minha vida e provoquei isso. Essa coisa de reflexão vai longe... Vai gerando perguntas que antes eu não tinha feito.
- Por que nos infernos eu fui imbecil com pessoas tão importantes?
Me respondo:
- Isso se você foi mesmo imbecil, não é, Imbecil?
Me retruco:
- Verdade.

Não estou querendo colocar culpa de nada em ninguém. É que esses últimos dias eu tenho me sentido nostálgico. Acabei até mesmo remexendo meu fotolog. Quem me conhece sabe. Meu fotolog é um baú trancado que eu –quase- nunca reviro. Enfim, respaldado por esse sentimento incomodo, me coloquei a deletar todas as fotos do meu fotolog. E achei o comentário de uma pessoa importante. Entrei no fotolog dessa pessoa. Tinha trocado. Segui as pistas até outro fotolog. Essa pessoa não postava nada desde 07/2006. Porém, perspicazmente percebi um pequeno link ao lado. O link dizia: “Meu Orkut”
- Bingo !
Achei! Mandei uma mensagem. Vou ser respondido ? Não sei. Provavelmente uma resposta seca tipo um “Oi ! Quanto tempo!”. Seguido de um pedido para ser meu amigo e provavelmente, se eu não correr atrás, não nos falaremos mais.
- Deja
Falo sozinho no quarto.
- Com a mesma pessoa ?
Me perguntou só para garantir.
- Yup
Me lembro.
- Imbecil
Concluo.

Enfim... Às vezes, sozinho, eu tenho esses surtos de remexer o passado, procurando remontar os bons momentos. E vou caçando componentes do passado que por alguma razão eu afastei. A maioria desses componentes não sabe nem mais quem eu sou. E ainda sim eu teimo em tentar. Parado no quarto, hoje mais cedo, antes dessa saga do fotolog, me peguei escrevendo um depoimento para mais um componente do meu passado. O depoimento cheio de emoções e escrito de sopetão, por que se eu for elaborar o texto vou perder meses e escrever 3 linhas. E agora, de madrugada, percebi que não mandei o texto.
- Quantas linhas mesmo?
Tento lembrar.
- Que se dane, eu sei que foi grande!
Pra que ficar medindo a intensidade de textos?
- E você não mandou?
Maldita voz acusadora na minha cabeça.
- Não.
Falo. Convicto de que fiz o mais certo.
- Covarde !
Não posso retrucar isso.
- Mas... Mas...
É tudo o que a gente fala quando não tem razão.
- Mas o que? Vai mandar? Duvido.
Eu me conheço bem.
- Preciso pensar !
Há... Boa desculpa.
- É por isso que você se ferra... Imbecil.
Perdi a discussão comigo mesmo. E tudo o que fiz foi anotar isso.

13 comentários:

Anônimo disse...

Imbecil??? Mas onde?!?

Nada de ficar revivendo passado, é melhor viver o presente...

CARPE DIEM!!!!

bjos

Anônimo disse...

Todo o mundo passa pela vida de todo o mundo. Quem fica mesmo é a mamãe que te criou.
Amigos vêm e vão e não há nada que se possa fazer. A amizade só se vai com o tempo!

Você precisa tirar o melhor de cada um e oferecer seu melhor até que ambos estejam saciados e tomem rumos diferentes.
Não há por que ficar triste com isso, não.

Foi bom, foi o que você viveu.

Cacau disse...

Só Aquino pra escrever coisas tão legais XD eu vou me esforçar muito para chegar ao nível dele ^^ enfim, eis aqui uma parceria de pessoas afim de delatar os pensamentos mais insossos da gente. E que ela seja uma união glorioso, então, para que nao a sintamos esvair como a maioria de nossos sonhos quando o tempo passa.
Eu ofereceria um brinde, mas faz tempo que não bebo XD
Beijo Aquino!

Anônimo disse...

seu texto... gostei dele... diz bastante de você... agora la se vão as criticas elficas de sempre hehe

Não se é imbecil por se sentir nostalgico ou deixar que as pessoas saiam de sua vida... existem pessoas que passam por você, deixam uma marca e vão embora... não ha porque prende-las ou se questionar porque se foram... apenas precisa compreender que a missão delas era te completar por aquele momento e deixar espaço para outra pessoa preencher novamente mais tarde... e existem as pessoas que passam pela sua vida, deixam sua marca... e voltam... ficam... perpetuam dentro de sua alma... essas meu amigo... por mais distantes e longinquas que estejam.. sempre existiram em você e nunca te deixaram sozinho no momento em que precisar...

Essas pessoas (ouso agora citar aquele velho ensinamento) deixam sua historia gravada na pedra de sua alma.. onde nem a areia do tempo nem o vento do esqueciemnto hão de apagar...

Lendo esse texto paro para refletir e me pergunto o que fui para ti e o que voc~e foi para mim... chego a conclusão de que sua marca ainda se encontra gravada em minha alma como um nome escrito em um pedaço de ônix... marcado a fogo e jamais ao menos embotado pelo tempo... sei que apesar de nunca lhe encontrar, nossa amizade se perpetuará... por mais distante que fiquemos guri...

Enfim... em relação aos textos nunca enviados... não é imbecil... apenas pensa demais antes de agir... reflete demais na reação das pessoas e não permite que as pessoas conheçam a sua reação... quem sabe seu texto não tocaria a alma de quem o leria... assim como seu post tocou minha alma e me fez refletir sobre tantas coisas do passado...

A vida é feita por aqueles que ousam contrariar a tudo e não esperam nada em troca de suas ações... quem deixa marcas na vida são as pessoas que não se importam com a reação geral.. e sim se preocupam com a mensagem que pretendem passar ^^

Fale guri.. fale mesmo que não tenha ouvintes.. lhe garanto que no fundo... dentre tantas pessoas desinteressadas.. haverá um atento aluno.. pronto para receber os ensinamentos que tem para oferecer ^^

abraço abraço guri...

Fui...

Anônimo disse...

po o comentario do rafael foi quase um outro texto ne!abra seu proprio blog po!hauahua

entao, já te falei, o texto ficou muito bom!E nao vejo problema em reviver o passado, querer manter contato com outras pessoas, é bom, renovar amizades, mostrar q se interessa, q lembra da pessoa, ela(pessoa) vai gostar!

Anônimo disse...

Não é questão de imbecilidade, nostalgia bate mesmo... pega de surpresa a quem menos espera... também tenho esses surtos... nós historiadores temos uma tendência a buscar no passado mts respostas, acho que sofremos sim de nostalgia crônica... não seria necessariamente uma nostalgia saudosista, pode ocorrer... mas em geral sofremos de uma nostalgia benéfica e construtiva, que analisa o passado e vê no presente o fruto de comportamentos e atitudes tomadas... a nostalgia saudosista em geral não é positiva... causa saudade de algo que não volta e não pode voltar... adimito que sofro dessa tb... mas o que há de mal em querer a infância, o antigo colégio e os amigos q riam de piadinhas fúteis... aff... encare a nostalgia, ela não escolhe a quem atacar, esteja preparado para conclusões que passados pelo menos 24 horas, possam ser modificadas...
seja uma metamorfose ambulante como disse Raul... mts felicidades agora e sempre
bjssss =)

Anônimo disse...

Isso mesmo, nostalgia é um sinal que em algum momento, você fez alguma coisa que presta!

Carpe diem é o caralho. Viva com calma.

Grande abraço.

Julia Wiltgen disse...

"a vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem..."

HAHAHA brincadeira! só vc p ganhar de vc msm numa discussão!

endereço do meu blog (cultura):
www.caffespresso.blogspot.com

Anônimo disse...

e é sempre assim mesmo.

a gente pensa em mil coisas: situações, coisas pra falar, perguntar, fazer e acontecer.

mas aí chega na hora e nada.

e acaba tudo num pedaço de papel.

ou pior
numa tela de computador =p

Anônimo disse...

Quase faz valer a pena seguir aqueles conselhos que nossas avós dão: "vai, toma coragem e faz o que você quer."

Bom texto, Akino. Not too shabby!

Abraços,

Anônimo disse...

Ótima auto-analise... Impressionante como eu tb tenho essas mesmas discussões comigo mesma de vez em qd. Só é uma pena q na maioria das vezes acabo com a impressão de q a vida podia ter sido tão diferente se as minhas escolhas tivessem sido outras.
Mas tb se não fossem essas escolhas, esses momentos de covardia não teria e nem conheceria mt do q vive em experiencias tanto frustrantes qt felizes... Acredito q vc tem esse mesmo sentimento q eu de vez em qd...

bjos querido... saudades suas

Anônimo disse...

Excelente texto!!! =)

É normal ter saudade, mas o importante é vc saber reconhecer como cada pessoa que passou pela sua vida pôde contribuir para seu crescimento.

Bjao!!!

Anônimo disse...

imbecil sou eu q li e me perdi em qm era qm nessa conversa... era vc ou vc msm? hauhauhauha

bjundas